quarta-feira

QUARESMEIRA



A quaresmeira (Quaresmeira-da-serra, quaresma) é uma bela espécie pertencente à família Melastomataceae que pode ser encontrada nos estados de Goiás e principalmente em Minas Gerais, nas matas semidecíduas de altitude, sobretudo na serra da Mantiqueira e na cadeia do Espinhaço Sua altura pode variar de 4 a 6 metros, possui copa globosa e baixa com vários ramos que quando mais jovens são levemente tetragonais. Em solos muito pobres sua estatura não passa de um simples arbusto. O tronco é curto e ramificado com um diâmetro de aproximadamente 30 cm, com casca lisa e de coloração esbranquiçada.
As folhas são simples e opostas geralmente descolores (com duas cores), de textura subcoriácea e coberta de pêlos em ambas as faces. Uma característica marcante nesta planta e de outras que pertencem à mesma família, é a presença de três nervuras paralelas em suas folhas.

Suas flores possuem coloração róseo-arroxeada e na época de floração (julho a setembro) tomam toda a copa. Por essa razão seu potencial paisagístico é bastante explorado para arborização de praças e avenidas. Seu fruto é uma cápsula deiscente com muitas e minúsculas sementes. É uma planta pioneira de rápido crescimento sendo ideal para reflorestamento.